Lava louças: Os 6 melhores modelos de 2020

Hoje em dia praticidade é tudo, por isso muitas pessoas estão sempre em busca de eletrodomésticos e utensílios que deixem o seu dia a dia mais fácil. Pensando nisso foi criada a lava louças, um produto que higieniza pratos, copos, panelas e muitos outros itens de cozinha de maneira rápida e simples.

Por prometer eliminar de vez a necessidade de limpar as louças manualmente, essa máquina se tornou o sonho de consumo de muitas pessoas. Mas essa não é a única vantagem desse aparelho. É comprovado que utilizar uma dessas gera uma economia de água de cerca de 85%.

Porém, o investimento para ter uma máquina de lavar louça em casa ainda é relativamente alto. Por isso, no momento de adquirir esse eletrodoméstico é fundamental escolher com cautela.

Para te ajudar com essa tarefa criamos esse artigo. Nele reunimos os seis melhores modelos de lava louças de 2020 e criamos um guia de compra para te mostrar como adquirir a opção ideal para a sua casa. 

Ranking: Os 6 melhores modelos de lava-louças de 2020

A lava louças é um eletrodoméstico muito difundido em países como os Estados Unidos, mas a sua utilização por aqui vêm crescendo cada vez mais.

Devido a isso, muitas marcas passaram a investir na fabricação desse produto e assim é possível ver diversas opções dele para comprar.

Para te mostrar quais são os melhores modelos de máquina de lavar louça criamos esse ranking. Reunimos aqui as seis versões desse aparelho mais bem avaliadas pelos próprios consumidores e você confere quais são elas a seguir.

6. LavaLouças Brastemp 14 serviços BLF14AB

Um modelo de alta capacidade

LavaLouças Brastemp

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

Esse modelo de máquina lava louças da Brastemp possui uma alta capacidade e funciona com 14 serviços.

Ele conta com um cesto exclusivo para talhares, que garante uma melhor performance de limpeza dessas peças, e possui o Smart Sensor, que identifica o nível de sujeira das louças e seleciona automaticamente o melhor ciclo de lavagem.

Outro diferencial dessa máquina é o seu ciclo econômico. Nele há um menor nível de consumo de água e energia, sendo indicado para louças pouco sujas. Vale ainda destacar que essa opção funciona também com outros modos de limpeza, tal como, dia a dia, pesado, delicado erápido.

Essa lava louças possui display touchscreen, pés reguláveis e tem um consumo de água de 11 litros. Ela está disponível na voltagem de 110 volts e na cor branca.

5. Lava Louças Electrolux LV10X Inox

Um modelo que limpa utilizando alta temperatura

Lava Louças Electrolux LV10X Inox

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

Essa lava louças da Electrolux possui um design moderno e minimalista e é confeccionada na cor inox.

Ela tem como principal ponto positivo o programa Acquajet, que ajuda a remover os restos de comida de pratos e talheres, deixando a limpeza da louça mais rápida e prática.

Esse modelo conta também com a função de higienizar louças a 70ºC e possui um sensor inteligente que identifica o nível de sujeira das peças e seleciona o ciclo mais adequado.

Sua prateleira superior é exclusiva para talheres e o painel dessa máquina é touchscreen, fácil de usar e permite acompanhar o tempo de limpeza. Essa opção está disponível na versão 110 volts.

4. Lava Louças Elextrolux 14 serviços LV14X Inox

Uma máquina compacta, mas muito eficiente

Lava Louças Elextrolux 14 serviços LV14X Inox

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

Essa máquina lava louças funciona com seis ciclos de limpeza e possui uma classificação energética A+, que garante uma alta economia de água e energia.

Nela é possível encontrar o programa Acquajet. Com ele pode-se lavar pequenas quantidades de louça durante o dia sem que existam vestígios de sujeira ou mal cheiro no interior do aparelho.

Outro diferencial é que esse modelo é compacto por fora, mas muito espaçoso por dentro, e tem uma capacidade de 14 serviços.

Nessa lava louças também existe a função de higienizar com uma temperatura de até 70ºC e há o recurso “adiar início”. Com esse modo de limpeza pode-se adiar o começo da lavagem por três horas de acordo com a necessidade.

Vale ainda destacar que esse modelo possui um sensor inteligente que identifica o nível de sujeira nas louças e programa automaticamente o ciclo de lavagem. Além disso, no programa express essa opção finaliza a limpeza em apenas 30 minutos. 

3. Lava Louças 14 Serviços Brastemp Inox com Ciclo Pesado

Um modelo ideal para quem lava bastante louça

Lava Louças 14 Serviços Brastemp Inox com Ciclo Pesado

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

Essa lava louças da Brastemp possui nota máxima em performance de lavagem e tem uma alta capacidade, sendo ideal para quem utiliza bastante louça.

Esse modelo conta com a tecnologia Smart Sensor, que é responsável por identificar o nível de sujeira das louças e programa automaticamente o melhor ciclo de lavagem para elas.

Nele há ainda cesto para talheres e a função Acqua Spray. Com ela é possível acumular uma grande quantidade de louça e lavá-la de uma vez só porque a máquina libera jatos de água que fazem uma pré-lavagem removendo sujeira.

Essa opção possui também um design moderno, é confeccionada na cor inox e está disponível na versão 110 volts.

2. Lava Louças Brastemp 8 Serviços Prata com Ciclo Pesado

Uma máquina indicada para até 8 pessoas

Lava Louças Brastemp 8 Serviços Prata com Ciclo Pesado

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

Esse modelo de lava louças funciona com cinco ciclos de lavagem que permitem higienizar a louça de até oito pessoas, sendo uma opção compacta, mas muito eficiente.

A máquina possui como principal diferencial a função Acquaspray, que minimiza os odores que podem ser gerados pelo acúmulo de louças entre as refeições. Outro ponto positivo é que ela conta com cestos ajustáveis, que podem ser organizados de acordo com a necessidade.

Vale também destacar que essa opção tem um visor na porta e assim é possível acompanhar todas as etapas de limpeza. Além disso, sua cuba é feita com a tecnologia ThermaCare, que proporciona maior cuidado com louça.

Essa lava louças é confeccionada na cor prata e está disponível em versões 110 e 220 volts.

1. Lava Louças Brastemp 8 Serviços Branca

A opção com melhor custo benefício

Lava Louças Brastemp 8 Serviços Branca

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

Com uma capacidade para lavar a louça de até 8 pessoas, esse modelo da Brastemp funciona com cinco ciclos de lavagem.

Nele há um cesto superior com regulagem de altura, que permite a limpeza de louças maiores,e na sua porta encontra-se um visor, que possibilita verificar o processo de limpeza.

Nessa opção há também a função Acquaspray, que dispara jatos de água na louça e tira todo o acúmulo de sujeira e gordura presente nela.

Outro diferencial é que essa máquina possui um consumo de água médio de 15 litros e está disponível na cor branca e na versão 220 volts.

Leia também:

Guia de compra: Passo a passo para escolher a melhor lava louças

uma mulher usando lava-louças na cozinha

Não adianta, se tem um serviço doméstico que nunca acaba é o de lavar louças. Por mais que você não deixe acumular, sempre após as refeições cria-se uma série de pratos, panelas, talhares, copos e outros utensílios que precisam ser higienizados.

Esse é o pesadelo de muitas pessoas e para resolvê-lo existe a lava louças. Ideal para lavar todo tipo de item utilizado na cozinha, esse eletrodoméstico está se tornando cada vez mais comum na casa dos brasileiros e alia alta eficiência com praticidade.

Se você está interessado em uma máquina dessas saiba que agora vamos te ajudar a escolher a melhor de acordo com a sua necessidade. Para isso nesse guia de compra iremos te mostrar as suas vantagens e tudo o que deve ser levado em consideração no momento de escolher uma lava louças, confira!

Vantagens e desvantagens de uma máquina lava louças

A lava louças é um eletrodoméstico que aos poucos está conquistando o seu espaço e que se mostra bastante positiva.

Uma das maiores vantagens desse produto é a sua praticidade, visto que é possível colocar todas as louças sujas dentro dele e após algum tempo retirá-las limpinhas.

Outro ponto positivo é que a lava louças gera uma economia de água de até 85% e alguns modelos conseguem também esterilizar a louça, algo muito interessante para quem tem crianças pequenas.

Vale ainda saber que as máquinas de hoje em dia são muito completas e vêm com funções diversas para se adaptar a todas as necessidades. Sem falar que nela é possível lavar todo tipo de louça, desde talheres e copos até panelas.

A desvantagem é que o valor desse eletrodoméstico ainda é um pouco alto, porém já é possível encontrar opções com preço mais em conta.

Vantagens Desvantagens
Deixa o dia a dia mais prático Possui um valor relativamente alto
Gera economia de água  
Alguns modelos esterilizam a louça  
Higieniza todo tipo de utensílio de cozinha  

Modelos de máquina de lavar louça

Modelos de máquina de lavar louça

Assim como acontece com outros eletrodomésticos, a lava louças é confeccionada em diferentes modelos e assim pode ser instalada em variados espaços e locais.

Esse é um dos fatores mais importantes de serem analisados nesse produto, visto que faz toda a diferença na estética e funcionalidade do ambiente. Com isso, saiba que existem opções de chão, de embutir e de mesa.

Lava louças de chão

O modelo mais comum de máquina de lavar louça é o de chão, que é instalado diretamente no piso da cozinha.

Ele pode ser colocada embaixo de móveis e pias e não requer um planejamento muito detalhado para a sua instalação, visto que essa é a versão mais simples.

Lava louças de embutir

Essa opção é uma das que fica mais bonita no ambiente porque é instalada diretamente na marcenaria. Dessa maneira, a máquina irá ser colocada dentro de armários e cria um espaço totalmente planejado e sob medida.

O ponto negativo desse tipo de lava louças é que o ideal é projetar a cozinha contando com ele. Isso porque, caso contrário, será necessário reformar os móveis para conseguir instalá-lo.

Lava louças de mesa ou de pia

A máquina de lavar louça de mesa ou de pia é uma das menos comuns de serem vistas para comprar. Essa opção é desenvolvida para ser instalada em cima de superfícies como bancadas e pias.

O ponto positivo é que esse modelo ocupa pouco espaço na cozinha, então é ideal para ambientes menores. Por outro lado, esteticamente falando não é tão bonito.

Quantidade de serviços

Quantidade de serviços

Quando se lê a descrição de uma lava louças uma informação que costuma deixar bastante gente confusa é a do número de serviços do produto. Existem opções de 6, 8 e até mesmo 14 serviços, mas o que isso significa?

Basicamente esse número diz respeito a capacidade de uma lava louças e um modelo de 14 serviços consegue lavar a louça de até 14 pessoas, por exemplo. Isso significa que o produto higieniza de uma vez só 14 xícaras, 14 facas, 14 pratos, 14 copos e 14 garfos, tendo um tamanho considerado grande.

O mesmo acontece com as versões de 6 e 8 serviços, que irão lavar de 6 a 8 unidades de cada louça.

Porém, no momento de adquirir um máquina desse tipo é sempre recomendado escolher um modelo que tenha uma capacidade um pouco maior do que o número de pessoas que vivem na casa.

Ou seja, se na residência moram seis pessoas, então a lava louças ideal é a de 8 serviços. Esse fator é importante porque caso você receba visitas em casa todos os utensílios poderão ser lavados de uma vez só e sem dificuldades.

Ciclos de lavagem

painel da lava louca

Toda lava louças funciona a partir de ciclos de lavagem e cada modelo apresenta uma quantidade diferente. Há opções que têm cinco variações de ciclo, outras oito e assim por diante.

Esse é um ponto importante porque cria diversas possibilidades de utilização desse produto e quanto mais ciclos, mais completa será a máquina.

É comum encontrar nesse eletrodoméstico ciclos mais leves, que são indicados para louças pouco sujas, e mais pesados, que são voltadas para as engorduradas e bastante sujas.

Há também opções com ciclo chamado de econômico. Esse gasta menos água e energia para fazer a higienização e é mais indicado para uma quantidade menor de louça.

Ainda com relação a isso, vale saber que algumas máquinas executam a limpeza com água quente. Essa costuma ser uma outra opção de ciclo desse produto e é ótima para tirar a gordura e matar germes e bactérias, fazendo um tipo de esterilização.

Consumo de água e energia

Comprovadamente a máquina de lavar louça gera uma economia de água se comparada com o método de limpeza de louças manual. Mesmo assim é importante se atentar para o consumo de água e energia desse produto.

Para saber do gasto energético é importante checar os dados do Inmetro, que é o órgão responsável por gerar as certificações para todos os produtos que são vendidos no Brasil. A preferência deve sempre ser por lava louças com uma classificação A.

Já falando sobre o consumo de água, saiba que ele é medido em litros e varia entre 11 e 15 litros, em média.

Essas duas características são responsáveis por gerar um impacto nas contas da casa e por isso é fundamental optar pelas versões mais econômicas.

Além disso, existe também a possibilidade de diminuir o gasto da lava louças pulando a etapa de secagem ou não utilizando água quente, pois essas duas atividades da máquina são as que mais gastam energia.

Outra dica é a de adquirir um modelo que trabalhe com o ciclo econômico de limpeza. Conforme te dissemos acima, esse tipo de lavagem tem um consumo menor de água e eletricidade, sendo bastante positivo.

Organização interna da lava louças

Outro fator que você deve analisar no momento de adquirir uma lava louças é a organização interna desse produto. Esse é um detalhe que faz toda a diferença no momento de colocar as louças para serem lavadas.

Dessa maneira, verifique se existem prateleiras com altura regulável. Essa é uma característica que pode ser muito útil no momento de higienizar utensílios mais altos como jarras e algumas panelas.

Uma área dedicada aos talheres também é importante. Além de permitir uma melhor higienização deles, utilizando esse local pode-se agrupar todas as colheres, facas e garfos, deixando tudo bastante organizado.

Design do produto

Design do produto

Por mais que qualquer lava louças deva ser altamente eficiente, se o produto tem um design bonito ele ganha pontos adicionais no momento de ser adquirido.

Esse simples detalhe faz toda a diferença na estética da cozinha e vale a pena checá-lo para deixar o ambiente bonito. Com isso, analise principalmente a cor e as medidas da máquina.

Cores disponíveis

A lava louças não é confeccionada em uma vasta gama de opções e a maioria dos modelos são encontrados no tom branco ou inox.

As opções brancas são as que possuem valor mais baixo e isso é bastante comum quando se fala em eletrodomésticos.

Já as versões prateadas ou inox são mais sofisticadas e modernas, dando um toque todo diferenciado na cozinha.

Para saber qual deles escolher é necessário analisar o tom dos outros eletrodomésticos presentes no ambiente. Se eles forem todos brancos, então para combinar a máquina de lavar louça também deve ser. O mesmo deve ser levado em consideração para as opções em inox.

Medidas

Um ponto positivo da lava louças é que esse produto é confeccionado com diferentes medidas e isso nem sempre está somente relacionado com a capacidade da máquina.

A verdade é que existem modelos que possuem um mesmo número de serviços e são mais compactos do que outros. Portanto, antes de comprar esse produto é necessário avaliar se ele se encaixa no espaço que você tem disponível.

Caso a sua cozinha seja grande as versões maiores podem ser adquiridas sem problemas e são uma boa escolha. Porém, para cozinhas de apartamentos ou casas pequenas vale a pena investir nos modelos com menor dimensão, que conseguem lavar uma boa quantidade de louça e não ocupam muito espaço.

Outros detalhes

Ainda falando sobre a estética da lava louças saiba que existem opções muito modernas e bonitas. Portanto, não é difícil de encontrar uma máquina que irá te agradar e deixar a sua cozinha mais bonita.

A maioria das lava louças conta com um painel touchscreen e algumas delas possuem porta com visor em vidro, um detalhe bastante interessante. Logo, analise o que mais te agrada e faça a sua escolha.

Voltagem

Uma desvantagem da lava louças é que esse produto não é fabricado em versões bivolt. Esse é um ponto negativo porque caso você adquira uma dessas e depois se mude para uma cidade com voltagem diferente não poderá aproveitar a máquina.

Por isso, é de extrema importância checar qual é a voltagem da lava louças que está pensando em adquirir. Muitas fabricantes costumam produzir um mesmo modelo nas opções 110 e 220 volts, porém nem sempre ambos estão disponíveis.

Dessa forma, verifique essa informação para não errar e queimar a máquina no momento da instalação.

Conclusão

A lava louças é um eletrodoméstico que pode ter um valor um pouco elevado, mas que pela praticidade e eficiência compensa o investimento.

Durante esse artigo buscamos ao máximo mostrar tudo o que há de mais importante sobre esse produto. Para isso criamos um ranking com seis excelentes modelos e no nosso guia de compra reunimos todas as características fundamentais desse eletrodoméstico.

Com isso, no momento de escolher uma lava louças para comprar não esqueça de checar principalmente a capacidade, eficiência energética e funções dessa máquina. Esses são critérios que fazem toda a diferença na sua performance e que irão garantir a sua satisfação.

E se você gostou desse texto não esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais. Assim somos incentivados a continuar produzindo conteúdos de qualidade como esse. Obrigado pela visita e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *